domingo, 3 de agosto de 2008

3º Fórum Nacional de Museus

Que Saudades!
Resolvi tirar férias, mas já estou de volta. O que valeu foi o 3o Fórum Nacional de Museus que este ano foi em Floripa, na UFSC. Foi uma semana respirando história, cultura e memória.

Evento muito bem organizado, com palestrantes empenhados e autoridades nos assuntos tratados.

Passar esse tempo com pessoas que partilham de uma visão mais ampla da sociedade e com consciência da necessidade da preservação da memória brasileira, que é toda a produção cultural desse povo, foi gratificante.

Participei do mini-curso, Plano Museológico - Implantação, Gestão e Organização de Museus com Marcio Rangel (DEMU/IPHAN) e Rose Miranda (DEMU/IPHAN), pessoas engajadas e que mostram em seus atos e palavras a paixão pelo que fazem.

No conceito do museólogo do Departamento de Museus/Iphan, Marcio Rangel, uma das coisas que me chamou muita atenção foi o fato dele considerar que:

o museu não trabalha com o passado, é sim uma releitura que tem por base valores atuais. Deve ser entendido como referencial de memória, um espelho da sociedade, o que permite caminhar para o futuro. É a ponte entre o presente, o passado e o futuro.

Nenhum comentário: